Sobre o Cientista

Sebastião Sodré da Gama nasceu em Belém, no estado do Pará. Em 1903, aos 20 anos, ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, tendo terminado o curso em 1911 como engenheiro geógrafo. Depois de formado, fez concurso para livre docente de geometria analítica e cálculo infinitesimal. Em 1920, foi nomeado professor catedrático em cálculo de variações e mecânica racional.

Foi membro da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de Ciências (ABC), tendo assinado a ata de sua fundação em 3 de maio de 1916. Integrou a Seção de Ciências Matemáticas. Foi designado, juntamente com Euzébio de Oliveira, Arthur Moses, Dulcídio Pereira, para apresentar trabalho e sugestões sobre a criação de um instituto de pesos e medidas, em 1930. Entrou para a Inspetoria de Engenharia Sanitária do Departamento Nacional de Saúde Pública em 1921.

Assumiu a direção do Observatório Nacional do Rio de Janeiro em 9 de abril de
1929, permanecendo no cargo até sua morte, em 1951. Em seu plano diretor havia a instalação de um observatório magnético no norte do Brasil, ato concretizado com a construção do Observatório Magnético de Tatuoca, localizado em ilha homônima, na Baia do Guajará, inaugurado em 1957, por Lélio Gama.

Em sua homenagem foi criado o Planetário do Pará “Sebastião Sodré da Gama”, o primeiro da região Norte do Brasil, fundado em 1999, vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA), com a missão de criar melhorias no ensino e aprendizagem de ciências, principalmente da astronomia.