Sobre o Presidente

Cearense de Fortaleza, nasceu em 1921 e formou-se na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Foi estudar nos Estados Unidos, onde começou a se interessar pela pesquisa sobre sistemas dinâmicos e lançou um teorema matemático que hoje é conhecido como Teorema de Peixoto. De volta ao Brasil, foi um dos fundadores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, onde trabalhou até se aposentar aos 70 anos. Premiados, seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento de uma escola de matemática no Brasil. Fez parte da diretoria do CNPq, exercendo o cargo de vice-presidente entre 1971 e 1974 e assumindo a presidência por um ano em 1979. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Matemática entre 1975 e 1977. Ingressou na ABC em 1949. Na entidade, foi secretário-geral de 1969 a 1977, vice-presidente nos biênios 1977-1979 e 1979-1981 e presidente entre 1981 e 1991. Em seu discurso de posse como presidente da entidade, defendeu a inclusão das ciências humanas na ABC, reivindicação que foi atendida posteriormente. 

ao lado, correspondências enviadas a peixoto pelo presidente do cnpq, crodowaldo pavan, e pelo senador marco maciel, sobre temas de política científica. – acervo abc

Matemática brasileira de excelência

Apesar da formação em engenharia, foi na matemática que Peixoto realizou suas principais contribuições científicas, tornando-se especialista na área de sistemas dinâmicos. Os pesquisadores que trabalham com esses sistemas procuram teorias matemáticas capazes de compreender e prever sua evolução. Esse conhecimento é usado, por exemplo, na previsão do tempo, na evolução de epidemias e na programação de computadores.

O grande feito de Peixoto foi descrever um teorema que hoje leva seu nome. O trabalho, que teve a participação de sua esposa Marília Peixoto, rendeu-lhe, em 1987, o prêmio da então Academia de Ciências do Terceiro Mundo, “por seu estudo fundamental e pioneiro sobre estabilidade estrutural de sistemas dinâmicos, em particular por provar que os fluxos em superfícies são genérica e estruturalmente estáveis”.

Além da importância científica do feito em si, o Teorema de Peixoto inspirou o matemático norte-americano Stephen Smale, vencedor, em 1966, da Medalha Fields – prêmio máximo da matemática –, a criar a teoria geral dos sistemas dinâmicos, o que resultou em uma revitalização desse campo da matemática. 

Os estudos de Peixoto também foram centrais para a criação, em 1953, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), idealizado por ele, Lélio Gama e Leopoldo Nachbin. O objetivo do trio era estabelecer no Brasil um centro de excelência em matemática, um projeto tão ambicioso quanto bem-sucedido.    

A instituição se tornou uma referência para as pesquisas matemáticas na América Latina e é responsável pela formação de várias gerações de matemáticos, alguns dos quais reconhecidos mundialmente pela qualidade de seus trabalhos. Exemplo disso é o carioca Artur Avila, formado pelo Impa e vencedor da Medalha Fields em 2014. 

no alto, à esquerda, o presidente joão figueiredo, maurício peixoto e outras autoridades em brasília, durante a cerimônia de doação de terreno à abc em 1984. -acervo abc

Maurício Matos Peixoto foi reprovado em matemática no Colégio Pedro II. Embora amarga, a experiência foi decisiva para que o pesquisador se apaixonasse por essa ciência.

Curiosidade