Sobre o Cientista

Antonio Ennes de Souza nasceu em São Luís do Maranhão. Aos 18 anos foi estudar na Bélgica, onde fez o curso preparatório. Estudou na Escola Politécnica Federal Suíça, em Berna. Concluiu o curso de engenharia de minas pela Academia Real de Minas de Freiburg, na Saxônia, em 1878. Dois anos depois, doutorou-se em ciências físicas e naturais pela Academia de Filosofia de Zurique, Suíça,
com tese sobre amálgamas.

Em 1881, passou a lecionar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Após a Proclamação da República, em 1891, foi eleito deputado federal pelo Maranhão. Tomou posse em maio e logo em seguida renunciou para tornar-se diretor da
Casa da Moeda do Brasil, onde promoveu várias melhorias. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, em 1897.

Foi membro da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de
Ciências (ABC), tendo assinado a ata de sua fundação no dia 3 de maio de 1916.
Presidiu a Seção de Ciências Físico-Químicas nos anos de 1916, 1918 e 1919. Participou da Sociedade de Ciências Naturais de Zurique e da Sociedade de Química de Berlim.

No Clube de Engenharia, apresentou estudo sobre para-choque e a capacidade de absorção que o chumbo apresentava em relação à energia cinética. A invenção desse para-choque, conhecido como “Ennes de Souza”, foi patenteada. Publicou livros sobre mineralogia e geologia.