Sobre o Cientista
Alberto Childe, pseudônimo de Dmitri Vonizin, nasceu em São Petersburgo, Rússia. Chegou a tenente de cavalaria do regimento dos cossacos da Guarda Imperial Russa. Formou-se pela Universidade de Kazan, em sua cidade natal. Especializou-se em anatomia comparativa e fisiologia. Residiu no Cairo, Egito, e em Paris, França. Desenvolveu pesquisas na anatomia, arqueologia e egiptologia.
Mudou-se para o Brasil. Na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, foi preparador de anatomia patológica, trabalhando com o cirurgião Eduardo Chapot Prevost nos estudos de teratologia. Entre 1912 e 1937, foi conservador de arqueologia do Museu Nacional, destacando-se como pioneiro na egiptologia no Brasil: traduziu hieróglifos dos sarcófagos e revisou o catálogo geral das coleções de arqueologia clássica da instituição. Pronunciou importantes palestras na Biblioteca Nacional, divulgando estudos de arqueologia, egiptologia, antiguidade oriental e filologia.
Foi membro da Sociedade Brasileira de Sciencias, atual Academia Brasileira de
Ciências (ABC), tendo assinado a ata de sua fundação em dia 3 de maio de 1916.
Ingressou na da Seção de Ciências Biológicas Escreveu artigos para a Revista da
Sociedade Brasileira de Ciências e para os Anais da Academia Brasileira de Ciências. Desenhista, foi o autor do emblema e do diploma da ABC.
Colaborou também com jornais e periódicos como o Arquivo do Museu Nacional e a Revista Nacional de Educação.