Cem Anos de Ciência
100 anos da Academia Brasileira de Ciências
Em seus cem anos de vida, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi testemunha e partícipe do grande progresso da ciência no Brasil. Em um período marcado por uma guerra mundial que inaugurou a era das armas nucleares, por instabilidades políticas que afetaram a democracia no país e por crises econômicas que prejudicaram o desenvolvimento nacional, a ciência brasileira avançou, multiplicou suas áreas de atuação, afirmou-se internacionalmente e espraiou-se nas diversas regiões do país, beneficiando a sociedade brasileira.
Multiplicaram-se os grupos de pesquisa, o número de artigos publicados em revistas de prestígio, o número de doutores formados. Com consequências diretas para o desenvolvimento nacional: sem a ciência brasileira, a Petrobrás não teria sido uma empresa inovadora, detentora de prêmios internacionais por sua tecnologia de extração de petróleo em águas profundas; a Embraer não estaria exportando aviões para um grande número de países; a produtividade da soja não teria sido multiplicada por quatro, contribuindo para a pauta de exportações do país; e estaríamos de mãos atadas frente a epidemias emergentes, como as arboviroses.
Nesses cem anos, a ABC destacou-se como defensora da ciência, da educação e da inovação como eixos estruturantes do desenvolvimento nacional. Visionária, a ABC desempenhou um papel essencial na fundação do CNPq e na estruturação de outras agências de fomento à pesquisa no Brasil.
Hoje, a ABC é um centro de pensamento independente e crítico, capaz de mobilizar os melhores cientistas em torno de temas relevantes para o país: educação de qualidade em todos os níveis, Amazônia, recursos hídricos, recursos minerais, medicina translacional, doenças negligenciadas, clima, biodiversidade, inovação nas empresas e colaboração internacional. Uma instituição que se nutre de sua experiência centenária para construir uma visão de futuro, contribuindo para um projeto de Brasil sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental.
Grandes capítulos da
Jornada Centenária
1916-1921
Nasce a Sociedade Brasileira de Ciências
1922-1931
Expansão, consolidação dificuldades e tragédia
1932-1945
Interação entre ciência e educação
1946-1963
O Brasil ganha um conselho de pesquisas
1964-1980
Ciência: caminho de desenvolvimento
1981-1993
Do Brasil ao mundo e a Ciência para salvar o planeta
1994-2015
Porta-voz da ciência e a Atuação internacional
2016
Um ano para celebrar e um projeto de ciência para o Brasil
2016 - Futuro
ABC 100+10 (2016-2026)
Entre 2016 e 2024, a Academia Brasileira de Ciências atravessou um período decisivo para a ciência no Brasil. Explore os desafios, avanços e contribuições que marcaram essa trajetória.
Leia ou escuteAcadêmicos que fizeram história
Apresentamos os principais fatos da vida e da obra desses ilustres personagens. Por meio de suas trajetórias, vamos costurando parte importante da história da Academia Brasileira de Ciências e da história da ciência no país no último século. Esperamos que você tenha orgulho desta parte da nossa história – nós temos!